Festival Nacional de Robótica 2021 - Robot@Factory Lite

preloader

Robot@Factory Lite



A prova Robot@Factory Lite é baseada nas regras do Robot@Factory com algumas simplificações quer ao nível mecânico quer ao nível do hardware.

Enquanto que na prova original o robô tem de pegar na caixa de uma forma de empilhador, nesta versão o robô fá-lo apenas com um eletroíman que atrai a caixa arrastando-a para onde for necessário. As dimensões foram também ajustadas de modo a que esta competição possa utilizar robôs mais pequenos cujo controlo possa ser feito com um sistema embebido ou com um simples microcontrolador.

O piso é composto por uma impressão em duas folhas A0, onde as linhas pretas em fundo branco servem para localização do robô. O layout é simplificado para facilitar as manobras de transporte e recolha, não havendo desníveis quer nas máquinas, quer nos armazéns. O local do armazém de início e chegada permanece o mesmo.

Na primeira manga, de igual modo à prova original, é necessário deslocar as caixas entre o armazém de partida e o armazém de chegada. Na segunda manga algumas caixas deverão passar pelas máquinas de processamento e na terceira manga algumas caixas terão de passar por duas máquinas de processamento. O objetivo será transportar o maior número de caixas possível no menor tempo.

Nesta edição, devido ao confinamento, as diferentes caixas deixam de ser reconhecidas pelo robô quer através de um leitor de RFID quer da informação enviada por Wi-Fi, mas sim na leitura da variável "RFIDresult" gerada pelo ambiente de simulação (SimTwo). Para mais informação consultar o documento de adaptação da prova aqui: 
Regras Robot@Factory Lite

Nesta prova haverá ainda uma versão Rookie que é destinada aos juniores na qual as três mangas são simplificadas.

Enquanto nenhuma equipa conseguir efetuar por completo uma manga, a próxima manga mantém o nível de dificuldade.