O Festival Nacional de Robótica 2025 (FNR’2025) decorrerá no Pavilhão do Polo Científico e Tecnológico da Madeira – Madeira Tecnopolo, na Ilha da Madeira.
Este evento é promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira com a colaboração da Escola Secundária de Francisco Franco e pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), contando com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e com o apoio logístico da Governo Regional da Madeira .
A ilha da Madeira é um oásis no Atlântico onde, entre florestas, cidades, praias e serras, se preserva uma grande riqueza natural e cultural.
Constitui, conjuntamente com Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens, o arquipélago da Madeira e a Região Autónoma da Madeira, que tem como capital a cidade do Funchal. A Ilha da Madeira possui origem vulcânica, 742,4 km2, extensa flora endémica, nativa e exótica, sendo o seu clima tipicamente mediterrânico em grande parte da parte sul passando a um clima temperado a quotas mais elevadas.
Uma posição geográfica privilegiada, um clima subtropical, enquadramentos paisagísticos ímpares e tradições culturais marcantes: descubra os encantos da Madeira.
Workshops, Atividades, Competições para todas as idades... PROGRAMA (Brevemente)
Workshops, Atividades, Competições para todas as idades... PROGRAMA (Brevemente)
Workshops, Atividades, Competições para todas as idades... PROGRAMA (Brevemente)
O objetivo do concurso Robô Dragster é promover a robótica e a educação na área da engenharia, num quadro de competição baseada em princípios de fair play.
O FreeBots é uma competição que pretende desafiar a comunidade de investigação e desenvolvimento, a nível mundial, a apresentar os seus resultados de investigação, sob a forma de uma apresentação técnica e de uma demonstração pública.
A liga RoboCup@Home tem como objetivo desenvolver tecnologia para robôs de serviços e de assistência pessoal para futuras aplicações domésticas de elevada relevância. Um conjunto de testes de referência é usado para avaliar as capacidades e o desempenho dos robôs num ambiente doméstico real não estruturado.
A competição de simulação 3D aumenta o realismo da simulação de ambiente simulado usado em outras ligas, adicionando uma dimensão extra e física mais complexos.
O objetivo da competição Manipuladores Robóticos Industriais é promover a robótica e a educação na área da robótica de manipulação, num quadro de competição baseada em princípios de fair play.
A prova RobotFactory Lite é baseada nas regras da prova RobotAtFactory 4.0, com algumas simplificações, nomeadamente ao nível da tecnologia de localização do robô.
A prova RobotAtFactory 4.0 é baseada nas regras do extinto RobotAtFactory, com algumas alterações, nomeadamente ao nível da tecnologia de localização do robô e de transportar as caixas.
A Condução Autónoma é uma competição para robôs totalmente autónomos que ocorre numa pista com a forma de uma estrada rodoviária, cercada por duas linhas laterais paralelas e incluindo duas faixas separadas por uma linha média tracejada.
A liga de Futebol Robótico Médio (Middle Size League – MSL) é uma liga oficial do RoboCup. Duas equipas com 5 robôs completamente autónomos, cujas dimensões vão até 80 cm de altura, 52 cm de diâmetro e 40 kg de peso, defrontam-se num campo semelhante ao de futebol de 11 humano, mas com um tamanho mais reduzido (18 m x 12 m).
A liga de Futebol Robótico Junior (FRJ) é uma competição de futebol robótico que se realiza a nível internacional no evento RoboCup Junior e em Portugal no evento Festival Nacional de Robótica (Esta prova qualifica as equipas portuguesas para a prova RoboCup Junior Soccer). A prova consiste na realização de jogos de futebol entre equipas.
Nesta competição, um robô autónomo deve seguir uma linha preta enquanto supera diferentes dificuldades numa pista modular formada por lajes com padrões diferentes.
Nesta competição, um robô precisa procurar vítimas num labirinto. O robô não deve encontrar o caminho mais rápido através do labirinto, mas deverá explorar ao máximo todos os caminhos do do labirinto.
A prova First Challenger pretende desafiar os estudantes das escolas básicas, secundárias e profissionais, para a sua primeira experiência no mundo da robótica, em particular no Festival Nacional de Robótica. Este ano está disponível um novo escalão para as equipas que pretendam utilizar Kits Comerciais de Robótica. Não percam a oportunidade de participar e de experimentar o Mundo da Robótica.
O FreeBots é uma competição que pretende desafiar a comunidade de investigação e desenvolvimento, a nível mundial, a apresentar os seus resultados de investigação, sob a forma de uma apresentação técnica e de uma demonstração pública.
A prova OnStage (anteriormente designada por Dança) desafia as equipas a desenvolver uma performance de palco criativa, usando robôs autónomos que eles projetaram, construíram e programaram.
A competição RoboCupJunior Rescue Simulation proporciona uma oportunidade de aprendizagem excelente com uma plataforma desenvolvida recentemente (Webots-Erebus).
A prova RobotFactory Lite é baseada nas regras da prova RobotAtFactory 4.0, com algumas simplificações, nomeadamente ao nível da tecnologia de localização do robô.
É possível a reserva de e para os aeroportos Francisco Sá Carneiro (Porto) e Humberto Delgado (Lisboa), nos seguintes horários, com números de lugares limitados:
– Porto -> Funchal – 3 de abril, 05h50 ::: Funchal -> Porto – 6 de abril, 23h45
– Porto -> Funchal – 3 de abril, 20h05 ::: Funchal -> Porto – 6 de abril, 23h45
– Lisboa -> Funchal – 3 de abril, 22h20 ::: Funchal -> Lisboa – 6 de abril, 19h25
– Lisboa -> Funchal – 3 de abril, 23h25 ::: Funchal -> Lisboa – 6 de abril, 21h45
->Inclui 1 mala de cabine de 10kg 55x40x20cm + 1 mala de porão de 20kg, por passageiro.
Preço por cada passageiro para os dois trajetos (Ida e volta): 295€
Este valor ainda está sujeito a uma comparticipação pela Sociedade Portuguesa de Robótica.
Estas condições de reserva, apenas são garantidas para voos nos dias e horários referidos, desde que marcados diretamente com a agência de viagens e adquiridas até dia 12 de janeiro de 2025.
Os responsáveis das equipas devem contactar a Agência Intertours – Funchal (Tânia Cruz), pelos seguintes contactos:
Prevê-se, ainda, a organização de transferes de e para o aeroporto da Madeira nos dias agendados para a chegada e partida.
NOTA: As equipas participantes poderão adquirir também as suas viagens nos dias, horários e companhias aéreas que pretenderem.
As famílias dos participantes podem também contactar a mesma agência de viagens para reserva dos seus voos, com condições especiais de acompanhantes das equipas. Brevemente serão também disponibilizados os nomes dos hotéis parceiros, para acesso às condições especiais na estadia.
É garantido pela organização, sem custos adicionais à inscrição, o alojamento a todos os participantes e responsáveis pela equipa, entre os dias 3 e 6 de abril (3 noites).
Está prevista a alimentação (pequeno-almoço, almoço e jantar) para todos os participantes nos 3 dias de competição (4 a 6 de abril).
A alimentação no dia de chegada é da responsabilidade de cada equipa.
Será enviado um contentor do porto de Leixões/Lisboa (a confirmar o local) onde as equipas podem enviar, sem custos adicionais, os seus materiais, equipamentos, baterias, etc.
As equipas deverão entregar os materiais até dia 10 de março (local a confirmar brevemente).
Serão disponibilizadas bancadas de apoio com equipamentos, ferramentas e equipamento de soldadura e de dessoldadura de eletrónica.
Leia os detalhes sobre os custos e as datas de inscrição na seção abaixo.
Por forma a uma melhor organização dos recursos necessários, preparação de atividades e disponibilidade de recursos, recomenda-se que as equipas que ainda não possam finalizar a inscrição, submetam a pré-inscrição.
Esta pré-inscrição é meramente informativa, não implicando qualquer vínculo à participação no FNR’2025.
Alguns assuntos para os quais pode obter uma resposta rápida!
Saber Mais (Brevemente)Entre em contato e diga-nos como podemos ajudar.
4 a 6 de abril – Madeira Tecnopolo – Ilha da Madeira