O FreeBots é uma competição que pretende desafiar a comunidade de investigação e desenvolvimento, a nível mundial, a apresentar os seus resultados de investigação, sob a forma de uma apresentação técnica e de uma demonstração pública. O âmbito das demonstrações abrange robôs físicos (um ou mais), móveis ou não, terrestres, aquáticos ou aéreos.
Cada demonstração será avaliada por um júri, composto por personalidades com uma forte ligação à robótica, relativamente à sua: qualidade técnico-científica, potencial de aplicação, a capacidade de apresentar a solução ao público, e a qualidade e o sucesso da demonstração. A equipa com a classificação mais elevada será declarada vencedora da competição.
As regras de participação foram adaptadas das publicadas oficialmente em http://rm.isr.ist.utl.pt/documents/62 e de acordo com o descrito abaixo para FNR’2022.
Regras
Durante a competição, cada equipa tem que:
(1) Efetuar uma apresentação técnica (10 min) do seu projeto, incluindo um vídeo de demonstração e responder a perguntas técnicas do júri;
(2) Efetuar uma apresentação não-técnica curta em conjunto com uma demonstração pública (20 min), respondendo simultaneamente a desafios lançados pelo júri/público.
Avaliação
A avaliação efetuada pelo júri nas duas etapas deve seguir os seguintes critérios:
A. Qualidade técnico-científica da proposta, avaliada com base na apresentação técnica para o júri. Ponderação = 30%
B. Potencial de aplicação, avaliado com base no desempenho global da equipa. Ponderação = 20%
C. Capacidade de apresentar a solução ao público, avaliada com base na forma como a apresentação não-técnica foi realizada pela equipa. Ponderação = 20%
D. Qualidade e sucesso da demonstração, avaliada com base na demonstração pública. Ponderação = 30%
Responsáveis
Mónica Faria - ESS
Cláudia Rocha - INESC TEC
claudia.d.rocha@inesctec.pt